VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Discografia  Fanzines  Contato

ANÁLISE DO DVD ELVIS ON TOUR (Marcelo Neves)

 

Obs:. A análise a seguir se refere ao "produto DVD" e não do filme. O artigo sobre o filme pode ser lido clicando aqui.

 

O lançamento de Elvis on Tour em DVD e Blu-Ray mobilizou os 600 fã clubes em todo o mundo e também não era pra menos, se tratava de um dos melhores trabalhos cinematográficos de Elvis e da história do Rock. No dia 26 de agosto de 2010 o DVD chegou no Brasil e fui correndo comprar o meu no Shopping Market Place em São Paulo. Já sabíamos de algumas modificações no filme através de fãs de outros países, mesmo assim o impacto não foi diminuído. Claro que particularmente estou feliz em ver o lançamento de Elvis on Tour em DVD, gostaria aqui destacar as qualidades do produto e também observar pontos negativos neste lançamento. Então vamos lá:

 

EMBALAGEM

 

O DVD faz uma recomendação no mínimo estranha: "NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS"! Sabem o motivo? Segundo a embalagem por conter "CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS e DESVIRTUAMENTO DE VALORES ÉTICOS! Acredito que já vi esse documentário centenas de vezes desde os anos 80 e nunca percebi o "CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS" no filme! E agora estou mais abismado ainda pois continuo "NÃO VENDO NADA A RESPEITO DISSO NO FILME"! Vale lembrar que "Drogas ilícitas" são drogas "proibidas por lei" como "cocaína"; "maconha"; "crack" etc. Da onde tiraram uma besteira dessas e ainda colocaram na capa do DVD, é lamentável. Já vi num supermercado um jogo de vídeo game que não vou citar o nome que dizia a seguinte frase: "Seja um bandido de êxito e ganhe o respeito da vizinhança!". No jogo você é um bandido que barbariza os cidadãos de uma comunidade com todo comportamento aversivo que se imagina...mesmo assim o jogo é vendido livremente num grande supermercado de origem americana! Isso é liberado sem nenhum problema, já um documentário sobre "Elvis" recebe tal discriminação!A impressão é de quem rotulou o filme, não o assistiu! Outro fato que mostra certa confusão é na contracapa dizendo que "Elvis on Tour" se trata de "UM CONCERTO" o que não é verdade, se trata de uma série de shows pelos Estados Unidos em 1972 onde parte de vários concertos foram reunidos num documentário. Depois o texto diz se tratar de vários "concertos" e não de um "concerto". A contracapa fala em "SEQÜÊNCIA EXTRAS"...quais? Com tanto material inédito que vazou na internet se esperava muito mais!

 

MENU

 

Foi uma decepção abrir o menu do filme e não ter nenhum "extra" para assistir, nem um mísero "trailer". O menu soa até amador sem nenhuma criatividade. Já encontrei DVDs feito por fãs que tinham "menus" muito mais atraentes e criativos! Acredito que muitos fãs tiveram esse sentimento! Nem ao menos fizeram um menu com atalhos para as músicas, o que seria o mínimo esperado. A versão Blu-Ray nacional não traz o livro sobre o filme como no importado! Se tivesse o livro os fãs iriam comprar o DVD e o Blu-Ray só por causa do livro! Agora teremos que comprar o importado e deixar o nacional correndo o risco de encalhar! Como gostaríamos de ver tanto a versão DVD e Blu-Ray vendendo bem!

 

ÁUDIO

 

Essa me incomodou e acredito que muitos que já tocaram em banda. Se você não tiver um Home Theater vai estranhar. O som das guitarras quase sumiram assim como muitos acompanhamentos das Sweet Inspirations e de JD Summer and The Stamps. Há um momento em que fica um chiado durante o filme parecido como uma "camara de eco". Dá-se a impressão de um som "limpo", porém descaracterizado do que realmente era ao vivo!

 

AUSÊNCIA DE "JOHNNY B. GOOD"

 

Como havíamos dito, "Johnny B. Good" ficou fora do início do filme tirando um pouco o impacto do documentário. Em seu lugar uma "montagem" de "Don't Be Cruel ". O problema é que a música não casou com as imagens com Elvis interpretando canções bem mais agitadas.

 

 

IMAGEM

 

Nem todas as imagens estavam em alta definição, mas em sua grande maioria sim e este é o grande trunfo do DVD! Como é maravilhoso ver detalhes até antes imperceptíveis na versão VHS! A impressão é que o filme "rejuvenesceu" e que está agora imortalizado em se tratando de imagens! Acredito que tenha sido feito o melhor no tratamento das imagens.

 

PREÇO

 

O valor do DVD de lançamento por 29,90 reais contribui para bons resultados de venda. Isso impede de certa maneira que o fã procure a pirataria. Recomendamos que compre sempre o original, assim motivará futuros lançamentos em nosso país. Por se tratar de um título inédito em DVD o valor é muito acessível.

 

CONTEÚDO

 

Os fãs  tiveram acesso a muito material inédito que foi excluído do filme original, até mesmo uma longa entrevista de Elvis com os diretores do filme foi gravada e disponível em DVDs alternativos como "On Tour Outtakes". Este material poderia ter entrado como extra, assim como músicas que ficaram de fora. Mas só pelo fato que agora todos os filmes foram lançados em formato DVD dá uma sensação de alívio. Esperamos que futuramente novos lançamentos ocorram com material inédito e que possam deixar novamente Elvis no centro das atenções. Se houver comunicação das produtoras com os fã clubes a chance do produto dar certo é muito maior. Os fã clubes fazem divulgação gratuita e querem ver Elvis no topo de vendas, tudo isso pelo simples prazer de ver seu ídolo ganhando destaque na mídia. Portanto é importante se escutar os fãs nestes casos.

 

CONCLUSÃO

 

Apesar de algumas falhas neste relançamento, nosso fã clube (Elvis Triunfal) recomenda este importante filme da carreira de Elvis. Infelizmente ainda não teremos a versão com livro, mas quem sabe no futuro. Como admiramos muito Elvis queremos ver lançamentos com todas as opções disponíveis. "Elvis on Tour" foi o filme que deu nome a nosso fã clube e site, detalhe que aumenta nosso carinho por este documentário. Visto que sua produção é de 1972 e só agora foi lançado no formato DVD já é motivo para se comemorar, adquira logo seu "Elvis on Tour"

 

 

Ass. Marcelo Neves