VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Discografia  Fanzines  Contato

ANÁLISE DO LIVRO - "ELVIS - O RETORNO DO REI"

Autor: Marcelo Neves

O livro "Elvis Presley - O Retorno do Rei" da editora Madras traz aos leitores um período mágico na carreira de Elvis, seu retorno aos palcos em 1968 e a conquista de Las Vegas em 1969. A autora Gillian G Gaar procurou como fonte vários livros de credibilidade identificando com clareza onde retirou cada uma das informações. É uma leitura agradável, interessante e as vezes emocionante. É uma visão baseada em fatos onde certos conceitos são fundamentados em declarações de pessoas que eram próximas a Elvis.  Como a proposta do livro é se aprofundar num único período soa como uma "novidade" em meio a tantas biografias tradicionais já lançadas. Selecionei alguns trechos que achei interessante e fiz uma pequena análise de cada um.

A QUALIDADE DOS FILMES NA DÉCADA DE 60 -  O livro mostra de maneira convincente como Elvis estava frustrado com o andamento de sua carreira cinematográfica. Claro que como fãs, adoramos ver Elvis em seus filmes, relembrar bons momentos em nossas vidas e de quando estes eram exibidos no cinema ou na TV. Porém é nítido que Elvis com todo seu talento, foi pouco explorado em grandes produções. Essa insatisfação é verbalizada por Elvis a amigos, parentes, fãs e até em entrevistas! No livro fica claro que mesmo fazendo filmes aquém de seu talento, os fãs e admiradores sabiam do que Elvis era capaz! Anne Fulchino  que era publicitária da RCA fez o seguinte relato: "Ele estava obviamente incomodado com o que fazia. Estava frustrado e aborrecido. Via-se tudo isso na cara dele. O que mais me comovia era vê-lo envergonhado, o que mostrava que ele era consciente de tudo, mas dava para ver que ele não tinha escapatória".  Essa insatisfação deste período de filmes fica claro no repertório do Comeback Special e dos primeiros shows em Vegas, praticamente Elvis ignorou as canções dos anos 60 com exceção de algumas como "Can't Help Falling In Love" e "What I Say". A grande maioria das canções era provenientes do período da Sun, primeiros anos na RCA e das sessões no American Sound em Memphis. Segundo Gordon Stoker "Ele odiava a maioria das canções dos filmes", numa ocasião Elvis disse a ele: "O que se pode fazer com um horror desses?". O grupo vocal Jordanaires que gravava com Elvis via a insatisfação de Elvis em relação aos filmes e suas trilhas sonoras. Numa dessas ocasiões sugeriram a Elvis que contestasse o Coronel exigindo material de qualidade. Elvis respondeu da seguinte forma: "Não, prefiro fazê-lo do que discutir com ele". A fã Sandi Miller que manteve uma amizade com Elvis relata que ele zombava de si próprio nos filmes e contava os detalhes das filmagens aos fãs que ficavam em frente sua residência. Na década de 50 e início dos anos 60 o grande "status" era ser "ator" e não um "cantor" por incrível que pareça nos dias atuais. Elvis nutria esse desejo de ser um grande ator, mas ao passar dos anos foi dando lugar a frustração. Apesar de todo este cenário por traz dos filmes, os longas serviram para alavancar muitos fãs de Elvis em todo o mundo.

INSEGURANÇA DE UM REI: Por incrível que pareça Elvis estava muito inseguro antes de sua apresentação ao vivo no Comeback Special. A insegurança foi tanta que antes da apresentação simplesmente "desistiu" e não queria subir ao palco! Steve Binder (Diretor do Special) insistiu muito até que ele finalmente aceitou o desafio. Elvis tinha dúvidas se as pessoas ainda gostavam dele! Após a exibição do Special na TV Elvis perguntava aos fãs em frente a Graceland se eles haviam gostado!  Elvis também ficou muito ansioso em sua estréia em Las Vegas no dia 31 de julho de 1969. Após o show revelou o quanto estava nervoso nas primeiras músicas. O livro retrata estes momentos com precisão assim como a torcida dos fãs para que Elvis mostrasse ao mundo o "verdadeiro Elvis". Segundo o livro os fãs sabiam que estavam presenciando um momento histórico na carreira de Elvis, tanto no Comeback como em Vegas, mas não era somente um momento histórico para Elvis e sim para a música mundial!'

DESCASO DA RCA E FALTA DE CONHECIMENTO DA EPE EM 1985: Um trecho do livro me chamou muita a atenção. Em 1985 Steve Binder comentou com Joe Rascoff (Gerente Comercial da EPE) que haviam cenas inéditas do Comeback Special de 1968. Na época foram gravados shows com Elvis sentado e em pé como todo fã sabe. Joe pede para que Steve leve duas fitas para que apresente a executivos da RCA em 1985. Após a exibição Joe entra em contato com Steve e diz: "Veja bem, assistimos a uma delas com executivos da RCA e todo mundo está se perguntando se vale a pena transmitir". Consternado Steve responde: "Joe, não dá para acreditar que você está me perguntando isso. Mostre essa fita para qualquer pessoa do mundo Elvis Presley e você ficará impressionado". Depois as fitas foram vendidas a HBO por 1 milhão de dólares o que resultou no Especial "One Night With You". Isso esclarece porque muita coisa permanece décadas sem ser lançada para os fãs, simplesmente por falta de conhecimento, planejamento e vontade! Nestas 3 últimas décadas era muito comum escutar entre os fãs frases do tipo: "Eles estão segurando e lançarão no momento certo". Se estiverem fazendo isso é no mínimo uma estratégia questionável. Vale a pena esperar 40 anos para lançar mais material inédito? Quantos fãs já partiram desta vida nestes 40 anos e não puderam consumir estes produtos? O Filme "That's The Way It Is" teve uma edição especial 31 anos depois com algumas imagens inéditas. Anos mais tarde os shows inteiros que foram gravados para o longa vazaram e cairam na internet! Se não fosse isso os fãs não teriam acesso a esse material. Em 2010 foi lançado Elvis on Tour em DVD. Porém há muitas imagens inéditas que não foram lançadas oficialmente. Somente em 2004 é que todos os shows do Comeback Special foram lançados oficialmente em DVD.  A lentidão de lançamentos oficiais faz com que os fãs recorram ao mercado alternativo!

O GRANDE RETORNO DO REI: Mas o ponto alto do livro são os capítulos que contam a volta por cima de Elvis. Muitos achavam literalmente que Elvis estava liquidado enquanto artista em 1967. Apesar das pessoas respeitarem o passado de Elvis na década de 50, muitos não acreditavam que ele pudesse causar o mesmo impacto do início de carreira. Quando Elvis aceitou a proposta de Steve Binder e rejeitou a proposta de Parker para o Special deu um grande passo em sua carreira! Milhares de fãs espalhados pelo mundo comemoraram o Comeback Special e o sonho de ver Elvis ao vivo depois de tantos anos renascia! No Brasil o Comeback Special só foi exibido 2 anos mais tarde em 7 de junho de 1970 (no dia do jogo Brasil e Inglaterra na Copa do Mundo). Elvis retornava em 1968 e os fãs voltavam a sonhar! Logo em 1969 realiza vários shows em Las Vegas sendo que para alguns foram os melhores shows de sua carreira! "Renascer" é muito mais complexo do que "nascer" e Elvis fez isso com maestria.

O livro "O Retorno do Rei" conta com detalhes este momento e vale sua aquisição!