ENTREVISTA COM PAVEL CERNOCKY 

 

Veja alguns CD's lançados pelo Fan Club na Tchecoslováquia

 

Presidente do Elvis Presley Fan Club da Tchecoslováquia

Entrevista realizada em 27 de Março de 2003 na casa de Walteir Terciani (Presidente da Gang' Elvis). Nesta entrevista estava presente o Engenheiro de som da Memory Records que lança CD's de Elvis na Tchecoslováquia através do Fan Club de Pavel Cernocky. Estavam presentes também Danilo Ferrari e Sérgio Gagliardi membros do Gang' Elvis que ajudaram como intérpretes. É a primeira vez que Pavel e VL.Tomek estiveram no Brasil e aproveitaram a viagem para conhecer os fãs do Brasil. Eu e Walteir encontramos os dois no Jabaquara (SP) para um bate papo, comprar CD's e claro...falar sobre Elvis! Tanto VL. Tomek e Pavel são duas pessoas muito simpáticas e passamos horas bem divertidas!

1) (Marcelo Neves) Como e quando surgiu o Elvis Presley Fan Club da Tchecoslováquia?

Resp. (Pavel): É uma história um pouco complicada, o nosso Fan Club foi o primeiro a surgir na Tchecoslováquia. O nosso pais passou por muitas dificuldades políticas, só depois da ocupação russa é que retornamos com nossas atividades. Tinhamos atividades numa TV, nosso Fan Club surgiu em 1967 e hoje contamos com 600 integrantes.

2) (Marcelo Neves) Como começou a parceria com a Memory Records com o Fan Club?

Resp. (Pavel): Em 1999 perto do Natal é que começou essa parceria, um membro do Fan Club deu uma idéia de montarmos um CD sobre Elvis, mas sem música, seria uma CD de presente aos membros. Com o tempo pensamos, e por que não com música. Então resolvi pedir autorização para a BMG para lançarmos um CD, só que não obtive resposta alguma. A Tchecoslováquia não possui uma sede da BMG, tudo é controlado pela BMG Alemã.  No periodo de turbulência do pais, só se conseguia os discos de Elvis vindo de Cuba, por ser um pais socialista. Mas como não tive resposta resolvi continuar com a idéia e aproveitar uma lei que existe na Tchecoslováquia. No meu pais podemos utilizar as músicas gravadas até 1966 sem pedir qualquer autorização para uso. Mas lançamos álbuns pagando todos os direitos autorais!

3) (Marcelo Neves) Como vocês conseguem as gravações?

Resp. (Pavel): Tudo é pela internet!

4) (Marcelo Neves) Como foi a reação da mídia e dos fãs em seu país com o lançamento de Elvis 30#1hits?

Resp. (Pavel): Com a ocupação russa em 89 a população perdeu seu poder aquisitivo, pouco material de Elvis era encontrado, mas o disco anda bem na Tchecoslováquia, isso para os fãs, para quem não é fã, foi apenas mais uma coletânea.

5) (Marcelo Neves) Como os fãs de Elvis devem fazer para comprar os CD's lançados pelo Fan Club?

Resp. (Pavel): Pela internet é um caminho, se os Fan Clubs fizerem um pedido alto, o preço é reduzido. Mas levamos em consideração a situação economica do país. Sabemos da dificuldade das pessoas no Brasil, por isso reduzimos o valor do CD.

6) (Marcelo Neves) E qual é a forma de pagamento?

Resp. (Pavel): Pelo cartão Visa, depois enviamos pelo correio sem a caixinha do CD para o valor não aumentar.

7) (Marcelo Neves) Qual é a tiragem de cada CD?

Resp. (Pavel): É de 600 a 1000 cópias, mas depende do CD. Os álbuns que possuem um áudio de boa qualidade tem boa repercusão. São aqueles shows piratas gravados direto da mesa de som.

8) (Marcelo Neves) Como você avalia o ano de 2002 que foi um ano cheio de surpresas para os fãs?

Resp. (Pavel): O disco da BMG motivou, mas eu não acho tão importante assim, pois como disse, para os fãs foi algo importante, para os outros foi apenas mais um lançamento.

9) (Marcelo Neves) Como você vê o lançamento de Lisa Marie como cantora?

Resp. (Pavel): Ouvi o single dela, gostei, mas não tem nada a ver com o Elvis, é uma boa voz. Gostei quando gravou Don't cry Daddy!

10) (Marcelo Neves) Qual foi o objetivo dessa viagem ao Brasil?

Resp. (Pavel): Eu e meu amigo trabalhamos muito, viajamos para Las Vegas, Los Angeles e esse ano iriamos para a Flórida, mas com esse negócio de guerra, escolhemos o Brasil.

11) (Marcelo Neves) Qual mensagem gostaria de deixar para os visitantes de "Elvis Triunfal"?

Resp. (Pavel): Eu acredito que Elvis conecta as pessoas em todo o mundo, vamos continuar assim!!!